agosto 10, 2005

Flor




















É uma pérola no cimo de uma haste de metal puro
adornada de alongados filamentos
a que vulgarmente damos o nome de flor.

É um enfeite num ramo de noiva
é uma risada de criança no canto de uma sala
é um espinho na garganta de um defunto,
uma mortalha na campa do cemitério.

Foi-se o inverno e veio a primavera
e o meu quintal,
mergulhado na solidão dos dias cinzentos,
esqueceu-se de sorrir para mim.

Verde, amarelo, azul, laranja, encarnado...
e o meu quintal
fez concorrencia ao arco iris
que no céu se desenhou.
Travaram uma batalha muda,
feita de cores cintilantes
que se misturavam freneticamente
ao sabor das ondas do vento.

A noite caiu.

E as hastes de metal puro
susteram com a sua pequena posse
as pérolas preciosas que,
de cansaço, adormeceram,
enquanto os alongados filamentos
receberam na pele fina
as primeiras gotas de orvalho.

Mar Azul

(da autoria de Trenga, que o
escreveu aos 17 anos, no tempo
da Maria Caxuxa, e mo passou hoje
com muito carinho)

10 Comments:

Blogger mar revolto said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:22 da manhã  
Blogger mar revolto said...

A trenga é do tempo da Maria Caxuxa, mas esse poema é lindo a todas as horas, dias e anos. Bonita homenagem.
Beijo grande aos dois, ao monga e à trenga ahahahaha


P.S. Fogo não acerto uma, tenho sp que apagar o primeiro, assim tb parece que tem muitos ahahahahah

2:25 da manhã  
Blogger Leonor said...

ola. obrigado pela visita e pelas bonitas que me deixaste. volta mais vezes que eu farei o mesmo.
dei uma vista de olhos no teu blog. gostei das poesias.
abraço da leonor

9:06 da manhã  
Blogger Desconhecida said...

Bonitas poesias que tens por aqui.
Obrigada pela tua visita! Volta, se quiseres.
Fica bem

9:31 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

Bom dia Amigo do Alex...

Bonito este poema... e maravilhosa a tua escolha de imagens...

Vim agradecer-te a tua visita lá ao meu sítio, bem como as agradáveis palavras que lá deixaste.

Bjs

9:51 da manhã  
Blogger BlueShell said...

E muito bom...
Parabéns.
Beijos mil, às carradas...
BShell

11:35 da tarde  
Blogger saisminerais said...

meu amigo tu suprendes todos os dias! obrigado pela beleza de poemas que vou encontrando neste teu cantinho aberto para uns e secreto para a maioria de habitantes do mundo... obrigado por seres meu amigo e partilhares esse dom.
ganhamos todos...
um abraço do teu AMIGO Alexandre

1:36 da manhã  
Blogger Amigo de Alex said...

Grato a todos/as os amigos/as que acharam por bem fazer um pequeno desvio e deitar uma espreitadela neste espaço de liberdade. Garanto esforçar-me para não os desiludir.
Voltem quando quiserem.
Á Lina, Leonoretta, Desconhecida, Isabel e Blueshell, deixo um beijo. Ao Alex um abraço.

3:39 da manhã  
Blogger Leonor said...

o quintal que faz concorrencia ao arco iris. é linda esta imagem.

abraço da leonor

1:23 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

Lol, eu deveria era chamar-me bicho do mato. Mas quem me conhece sabe que eu sou avessa a comentar publicamente, mas... estás no meu coração. E obrigado pela homenagem.
Beijo bom.... monga (ehehehehehe)

2:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home